Bacalao Club Fusión

A culinária de fusão está transformando o mundo gastronômico com seus mixes de sabores.

Unir um ingrediente tão majestoso e difundido em várias culinárias pelo mundo não é tão simples como parece ser. Nesta receita a união da Espanha, com sua “fritada de cebolla y pimiento”, mais as batatas “ao murro e alho frito” de Portugal e ainda com o Orzo italiano, faz com que a explosão de sabores se torne irresistível.

Ingredientes

+ 1kg de lombo de bacalhau dessalgado

+ 4 Pimentões amarelos baby

+ 9 dentes de alho

+ 1 cebola roxa grande

+ 1 cebola grande

+ 50g de alho poró (francês)

+ 200ml de azeite extra virgem

+ 3 batatas médias

+ Pimenta do Reino preta moída a gosto

+ Flôr de sal a gosto


Ingredientes para o Orzo

+ 100g de Orzo

+ 30g de azeitonas preta sem caroço

+ 30g de azeitonas verde sem caroço

+ 1 colher de sopa de alho poró (francês)

+ 1 colher de sopa de páprica doce

+ 1 colher de sopa de parmesão ralado

+ 1 tomate italiano bem maduro

+ 1 colher do sopa de caldo de arroz


Modo de Preparo do Bacalhau

Tempere os lombos de bacalhau com Pimenta do Reino preta moída e flôr de sal a gosto. Reserve por 20 minutos no refrigerador (tampe o recipiente para que o aroma da pimenta não se perca).



Corte as cebolas em julienne, descasque os dentes de alho, corte os pimentões baby ao meio (se preferir, retire as sementes) e corte o alho poró no sentido longitudinal. Reserve.

Coloque o azeite em uma frigideira funda antiaderente, aqueça a 290ºC. Coloque os lombos de bacalhau e frite-os 3 minutos de cada lado. Retire e reserve. Este “óleo” com sabor de bacalhau, coe com auxilio de uma peneira e coloque-o em um bowl. Reserve. Caso não tenha outra frigideira com as mesmas especificações, lave-a e seque bem. Coloque o “óleo aromatizado” na frigideira e aqueça-a em fogo médio. Acrescente o alho inteiro e deixe-os dourar por 5 minutos. Após, coloque as cebolas e os pimentões e deixe-os por 3 minutos. Acrescente neste momento o alho poró. Doure tudo por mais 3 minutos, retire e reserve. Na mesma frigideira, coloque as batatas inteiras e frite-as salteando por 5 minutos. Retire e reserve.



Modo de Preparo do Orzo

Em um processador ou mixer, coloque as azeitonas, a colher de sopa de alho poró (francês), a colher de sopa de páprica doce, a colher de sopa de parmesão ralado e o tomate italiano bem maduro cortado. Bata tudo até transformar em uma “patê”. Durante o processo anterior, em uma panela coloque um fio de azeite, aqueça-a em fogo médio e acrescente o Orzo. Doure-os por cerca de 2 minutos, salteando para não queimar. Acrescente 300ml de água. Mexa bem. Coloque o caldo de arroz e todo “patê” e continue mexendo por cerca de 10 minutos ou até o Orzo ficar al dente e com textura de risotto. Retire e reserve.



Apresentação

Disponha todos os itens em um prato e sirva quente.


DIFICULDADE: ALTA

TEMPO DE PREPARO: 15 MINUTOS

TEMPO DE DESCANSO: 20 MINUTOS

TEMPO DE COZIMENTO: 60 MINUTOS

RENDIMENTO: 3 PORÇÕES



12 visualizações