Costelinha ao Molho de Tamarindo no ninho de Batatas Palha Acompanhado de abóbora italiana recheada


Ingredientes para costela

+ 1kg de Costela Suina ​

+ Flôr de sal a gosto

+ Pimenta do Reino preta moída a gosto

+ 500ml de suco de Tamarindo

+ Papel Aluminio para cobrir a costela


Ingredientes para a Batata Palha

+ 1kg de batata

+ Sal marinho a gosto

+ Óleo para fritar



Ingredientes para a Abóbora Italiana

+ 2 abóboras italianas

+ 2 cenouras médias

+ 100g de queijo parmesão

+ Cebolinhas francesas a gosto

+ Sal marinho a gosto


Modo de preparo das Costelas

Salpique a flôr de sal e a pimenta por toda a carne e deixe marinando em um recipiente de um dia para o outro.




No dia do preparo, coloque as costelas para ferver por 25 minutos em uma panela com bastante água quente. Escorra a água, arrume as costelas em uma assadeira e cubra com papel alumínio. Leve ao forno 180ªC por 40 minutos.


Após os 40 minutos, retire as costelinhas do forno, retire o papel alumínio e pincele com o suco de tamarindo. Aumente a temperatura do forno para 290ºC e asse as costelinhas por mais 10 minutos, pincele novamente com o suco de tamarindo e asse por mais 5 minutos.

Sirva regando com o suco de tamarindo à parte.



Modo de Preparo do suco de tamarindo

Descasque os tamarindos e coloque-os em um bowl grande. Acrescente água fervente e espere por cerca de 2 horas. Após, com o auxilio de uma luva, retire toda a poupa que ainda restou nas sementes. Passe o suco por uma peneira e coloque em um recipiente para regar as costelas e servir como acompanhamento.


Para fazer suco de tamarindo para beber, siga todos os paços acima e acrescente açúcar refinado a gosto. Coloque no refrigerador e sirva gelado.



Modo de Preparo das Batatas

Com o auxilio de um cortador de legumes (modo palito), corte as batatas o mais fino possível. Coloque-as em um recipiente com água e sal marinho. Reserve por 5 minutos.

Em uma panela com óleo o suficiente para cobrir as batatas, aqueça a 290ºC. Quando o óleo atingir a temperatura, coloque os ninhos de batata para fritar. Atenção para não queimar. Sirva em seguida.


Modo de Preparo das Abóboras Italianas

Com o auxilio de um cortador de legumes, corte as abóboras em tiras finas. Corte também a cenoura em palitos bem finos. Corte a cebolinha francesa. Rale o queijo parmesão.

Forme um anel com as tiras de abóbora e coloque dentro as cenouras, o queijo e a cebolinha. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 10 minutos. Retire e sirva.



DIFICULDADE: ALTA

TEMPO DE PREPARO: 2 HORAS E 25 MINUTOS

TEMPO DE DESCANSO: 24 HORAS

TEMPO DE COZIMENTO: 1 HORA E 45 MINUTOS

RENDIMENTO: 8 PORÇÕES



28 visualizações