Entrecôte – Filé de Costela


Ingredientes

+ 2 filés de costela com 5 cm de espessura cada desossados

+ Azeite Extra virgem para pincelar

+ Sal do Himalaia e Pimenta do Reino preta moída a gosto

+ 1 tablete (8 colheres de sopa) de manteiga sem sal cortado em pedaços

+ Suco de ½ laranja azeda

+ Ninho de Batata



Modo de Preparo

Retire os filés do refrigerador 30 minutos antes do cozimento e deixe descansar em um balcão da cozinha, levemente coberto. Pre-aqueça uma grelha ou churrasqueira na temperatura alta. Separe uma frigideira de ferro fundido suficientemente grande para acomodar os dois filés ao mesmo tempo. Pincele os filés com o azeite extra virgem e tempere generosamente com sal e pimenta.



Grelhe os bifes, de 2 minutos, até ficarem bem tostados; vire-os e grelhe por mais 2 minutos, até que o outro lado também esteja bem tostado. (Neste momento, o centro do bife ainda deverá estar cru). Transfira para uma tábua de corte e reserve por 5 minutos. Na frigideira, derreta a manteiga sem queimar e coloque os filés por 2 minutos cada lado. Retire, regue com a manteiga e reserve por 2 minutos.



Volte os filés para grelha, pré-aquecida a 290ºC por mais 1 minuto cada lado, acrescente o suco de laranja e sirva em seguida.



Modo de Preparo do Ninho de Batatas

Com o auxilio de um cortador de legumes (modo palito), corte as batatas o mais fino possível. Coloque-as em um recipiente com água e sal marinho. Reserve por 5 minutos.

Em uma panela com óleo o suficiente para cobrir as batatas, aqueça a 290ºC. Quando o óleo atingir a temperatura, coloque os ninhos de batata para fritar. Atenção para não queimar. Sirva em seguida.



Sirva acompanhado de legumes grelhados e arroz de ervas.



DIFICULDADE: FÁCIL

TEMPO DE PREPARO: 15 MINUTOS

TEMPO DE DESCANSO: 37 MINUTOS

TEMPO DE COZIMENTO: 18 MINUTOS

RENDIMENTO: 4 PORÇÕES



22 visualizações