Quem pensa em pão italiano como sinônimo de pão rígido não está encontrando pães de boa qualidade. De fato a massa não é das mais leves: é consistente, de casquinha grossa, porém crocante, quando ainda quente. Um bom pão italiano está longe de "quebrar os dentes" ao mordê-lo: o miolo é macio e não esfarela. É puro prazer, ideal para ser molhado no azeite extra-virgem, receber camadas de sardela, hamburguês, caponata, berinjela, cremes...
Fácil de fazer e muito saboroso, o pão italiano pode ser consumido de diversas maneiras, para isto basta sua criatividade.
Ingredientes
+ 3 xícaras de farinha de trigo
+ 310ml de água
+ 9g de fermento em pó biológico
+ 1 pitada de sal
Modo de Preparo
Comece hidratando o fermento em pó, para isso, coloque o fermento dentro da água, não precisa deixar descansar. Em seguida coloque metade da farinha, agregue o sal e misture tudo muito bem. Coloque o restante da farinha de trigo, misture tudo novamente, agora sove bem. Cubra a massa e deixe descansar em temperatura ambiente durante 1 hora. Depois leve para a geladeira e deixe descansar por mais 2 horas. Retire da geladeira, enfarinhe uma superfície lisa, sove a massa novamente.
Faça 3 cortes leves encima da massa (tradicional corte do pão italiano). Pré-aqueça o forno, asse por 45 minutos, começando a 220°C até dourar, depois diminua para 180°C para que a massa não fique crua no meio. Retire do forno e sirva.
DIFICULDADE: FÁCIL
TEMPO DE PREPARO PARA O MOLHO: 40 MINUTOS
TEMPO DE DESCANSO DA MASSA: 3 HORAS
TEMPO DE COZIMENTO: 45 MINUTOS
RENDIMENTO: 1 PORÇÃO
Comments