TIPOS DE FACAS

Todo chef que se preze tem suas próprias facas. A faca correta faz toda a diferença no serviço e no preparo. Aprender quais os tipos de facas de cozinha disponíveis no mercado é essencial para se tornar um grande chef. Algumas facas de cozinha são polivalentes, servem para um grande número de tarefas. Outras são específicas para um tipo de corte e podem economizar muito tempo de quem tem que fazer uma tarefa repetidas vezes.

Listamos quais os principais tipos de facas utilizadas pela maioria dos chefs, e para que servem.



Primeiramente, devemos saber que cada parte de uma faca tem um nome, sendo eles:

· ponta (região que permite fazer perfurações);

· barriga (próxima à ponta, levemente curvada);

· espinha (parte sem lâmina para maior precisão no corte e apoio das mãos evitando acidentes);

· apoio (possibilita o equilíbrio durante o manuseio);

· fio (esse possui vários tipos para cada alimento diferente).


Agora que você conhece cada parte de uma faca, vamos às funções:

· Lisos: que são os mais comuns e conseguem obter corte regular e preciso.

· Serrilhados: indicados para cortes de alimentos com cascas duras de interiores

· Ondulados: desenvolvidos para cortar delicadamente massas macias.

· Com alvéolos: evita que fatias finas e pegajosas se grudem na faca.


Os principais modelos de facas são:


De ostra: a lâmina é curta e bastante resistente serve para abrir conchas e nozes,

De cozinha: usada para descascar frutas, vegetais e outros ingredientes menores,

De Sashimi: a lâmina longa e fina é chanfrada apenas em um dos lados para ser afiada e possui fio liso.

De chef: desenvolvida para diversas utilidades, possui fio liso.

De queijo: existem várias facas com lâminas diferentes para cada tipo de queijo.

De pão: permite corte de cascas sem danificar o miolo dos pães, seu fio é

Santoku: lâmina curta e larga, ideal para corte de fatias finas, possui fio liso.

Cutelo: lâmina grande e resistente para partir ossos e alimentar pesados, de fio liso.

De desossar: lâmina fina e longa, a ponta é rígida para permitir a remoção de nervos e gorduras com maior facilidade, possui fio liso.

De tornear: lâmina rígida e curva, faz acabamentos e descascam ingredientes arredondados, muito útil para decoração em alimentos.


AS ESSENCIAIS


+ Chef’s knife | Faca do chefe

Essa é a faca que todo chef gosta de tirar uma foto selfie e postar no Facebook. Tem cerca de 15 a 30 cm e ponta ligeiramente curvada, o que permite que a faca deslize na tábua enquanto corta o alimento. É uma faca polivalente, utilizada para cortar frutas, legumes e carnes. Se você tiver que comprar uma única faca, é essa.


+ Faca Santoku

Assim como a faca do chef (chef’s knife), a Santoku é uma faca para uso geral, de origem japonesa. Santoku significa “três virtudes”, ou “três usos”, referindo-se às três tarefas que essa faca desempenha muito bem: cortar, picar e fatiar.



+ Cutelo | Cleaver

Existem dois tipos de cutelo: o europeu e o chinês. O cutelo europeu é pesadão, caro e de pouca utilidade. Ele serve para cortar ossos, como se fosse um machado. É melhor deixar esse tipo de cutelo para os filmes de terror tipo Sexta-Feira 13.

Já o cutelo chinês pode ser muito útil e versátil para o chef de cozinha. Ele serve para diversos tipos de corte, principalmente quando requerem precisão. É muito útil para fatiar, cortar legumes e frutas à julienne e para cortar ervas. Tanto a santoku quanto o cutelo chinês são substitutos para a faca do chef.



+ Faca para legumes | Paring knife

Também é uma faca de multi-uso e de extrema importância na cozinha, mas é muito menor que a faca do chef. Com ela você descascará vegetais e fará outros trabalhos que exijam mais precisão, como limpar um camarão, tirar sementes do pimentão e cortar enfeites para o prato.



+ Faca serrilhada (ou faca para pão) | Bread knife

Facas para pão são serrilhadas, o que permite cortar o pão sem amassá-lo. Também são usadas para fatiar peças de tomates, pêssegos e nectarinas. Por causa do seu formato serrilhado, não são facas que serão afiadas ao longo de sua vida, mas mesmo assim duram muito.



+ Faca para desossar e filetear | Boning/Fillet knife

faca ideal para separar a carne dos ossos, e também para cortar frango e peixe. São curvadas e por isso oferecem maior controle para realizar cortes de precisão.



+ Faca serrilhada pequena | Utility knife

Faca útil para cortar frutas e legumes, principalmente aqueles onde uma lâmina lisa não penetra facilmente.




+ Mezzaluna | Herb chopper

A mezzaluna é utilizada para cortar ervas. Há mezzalunas em tamanho maior que são utilizadas para pizza e para pesto. Algumas possuem uma única lâmina, mas a modelos com duas lâminas.



+ Chaira | Honing steel

chaira é o primeiro recurso a ser utilizado para afiar a faca. O que a chaira faz não é retirar material da lâmina, mas sim endireitá-la. Por isso seu uso diário é recomendado – ou sempre que a faca não cortar direito.



+ Pedra para afiar | Sharpening stone

Ao contrário da chaira, a pedra para afiar não endireita a lâmina. Ela tem a função de desgastar o metal para que a faca volte a ficar afiada, recuperando sua função de corte. Para conseguir um corte perfeito, a faca deve ser afiada em pelo menos duas pedras diferentes: uma com a função de desbaste (“lixa mais grossa”) e outra com a função de acabamento (“lixa mais fina”). No Japão a faca chega a passar por três pedras diferentes.

A chaira não desgasta o metal, pode (e deve) ser usada todos os dias. Já a pedra deve ser usada apenas quando a chaira já não resolver mais a situação, pois ela desgastará a faca.



ESPECÍFICAS


+ Sashimi knife

O segredo de um sushiman de sucesso começa pelo corte. A faca para sashimi e sushi caracteriza-se pela lâmina longa e rígida para corte em uma única passada. A rigidez de sua lâmina permite a afiação bem aguda resultando em cortes finos e precisos sem esforço e sem esmagamento do peixe ou sushi.



Turning knife | Faca de Tornear

Ela é perfeita para te ajudar a cortar ou fatiar os alimentos, especialmente legumes, seja na hora de servir ou do preparo.



Barbecue Knife | Faca de Churrasqueiro

A faca campeira ou de churrasqueiro ou faca de churrasco. Ela varia de 8” a 12”, normalmente conta com cabo de madeira e pode ser forjada ou de aço inox. Os modelos forjados exigem mais cuidado para evitar a ferrugem, de maneira que o melhor para os iniciantes são as de inox. Quanto ao comprimento, o tamanho ideal varia de acordo com o churrasqueiro – na hora de comprar segure algumas facas e sinta qual delas fica mais confortável para a sua própria empunhadura.



Tomato Knife | Faca para Tomate

Muito mais facilidade e tecnologia para cortar tomates. Esta faca foi projetada especialmente para cortar tomates com precisão. Feita em aço inox com desbaste em "v", garantindo precisão de corte mesmo após várias afiações. Cabo em PP injetado.



Jamoeira Knife | Faca Jamoeira

É um indispensável utensilio utilizado para fatiar corretamente o jamón, fiambres e presuntos.



Oyster Knife | Faca de Ostras

Faca para abrir ostras é uma ferramenta que têm uma finalidade prática e uma função específica.

Abre ostras com perfeição e facilidade, devido ao seu design que se ajusta as mãos, evitando escorregões que são altamente perigosos.




É importante ressaltar que, para manter a faca com o fio sempre conservado, não se deve guardar as facas com outros talheres. Além disso, recomenda-se sempre amolar as facas com um afiador.


Existem diversos tipos de facas, com modelos e componentes. A própria fabricação e materiais empregados variam muito. Aqui colocamos as principais e indispensáveis para um bom serviço.

1,244 visualizações