top of page

Bacalhau com Natas | Cod with Cream

Receita típica portuguesa que nas festas de final de ano fazem sucesso em qualquer mesa.

Bacalhau desfiado ou lascado envolvido num refogado de chalotas roxa, cebolinhas francesas, ervilhas in natura, juntamente com batatas cozidas, molho bechamel e natas. Se preferir, leve ao forno para dourar.




Ingredientes

+ 4 lombos de bacalhau dessalgado e sem espinhas

+ 1kg de batatas inglesas

+ 100ml de azeite extra virgem não filtrado

+ 8 chalotas roxa em julienne

+ 6 dentes de alho em lâminas

+ 40g de farinha de trigo

+ 40g de manteiga

+ 250ml de leite fresco



+ Sal marinho a gosto

+ Pimenta do Reino preta moída a gosto (utilizei Cayena)

+ Noz moscada a gosto

+ Suco de 1 limão siciliano

+ 50g de ervilhas in natura

+ Alecrim a gosto

+ Endro a gosto

+ 2 ovos cozidos cortados



Modo de Preparo

Coza o bacalhau durante três minutos em água a 180ºC. Retire a pele e as espinhas e parta-o em lascas pequenas. Reserve a água.


Descasque as batatas, lave-as e cozinhe na água do bacalhau até ficarem macias. Depois de cozidas, escorra-as bem e coloque-as sobre papel absorvente para lhes tirar o excesso de água. Reserve.



Corte as chalotas em julienne e refogue-as em azeite, juntamente com alho em lâminas e as ervilhas in natura, até ficarem translúcidas. Junte as lascas de bacalhau, deixe refogar mais um pouco.


Prepare o molho de béchamel: derreta a manteiga numa frigideira, não deixe queimar, acrescente a farinha e mexa bem; junte, aos poucos, 50ml de água da cozedura do bacalhau, mexendo sempre; junte depois o leite e as natas e mexa até borbulhar; e, finalmente, retire do fogo e tempere com sal, pimenta, noz moscada e suco do limão.



Misture 2/3 do béchamel na preparado de bacalhau, acrescente as batatas, e, disponha a mistura no prato de serviço. Acrescente os ovos, alecrim e o endro. Sirva em seguida.


Se for dourar, em forno a 220ºC, coloque a mistura num tabuleiro untado com manteiga, cubra a superfície do tabuleiro com o restante molho, polvilhe com queijo ou pão ralado e leve ao forno até dourar bem. Sirva em seguida.



DIFICULDADE: MÉDIA

TEMPO DE PREPARO: 40 MINUTOS

TEMPO DE COZIMENTO: 25 MINUTOS

TEMPO DE DESCANSO: 10 MINUTOS

RENDIMENTOS: 6 PORÇÕES



650 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page