OVOS BENEDICT

Os ovos Benedict é um prato clássico na Europa, principalmente na hora do café da manhã. O acompanhamento tradicional geralmente é o molho holandês (hollandaise), e ele pode deixar os ovos ainda mais deliciosos. É importante aprender a fazer ambas as receitas para poder impressionar familiares e amigos com este talento culinário!



Ovos Benedict

Ingredientes

Para o molho hollandaise

+ 8 gemas

+ 2 colher de sopa (30 ml) de suco de limão espremido na hora

+ 1 xícara (230g) de manteiga sem sal cortada em cubinhos

+ Sal a gosto

+ Pimenta de caiena a gosto


Para os ovos Benedict

+ 4 fatias de lombo canadense ou bacon

+ 2 pães de batata cortados ao meio

+ 1 colher de chá (5ml) de vinagre branco (opcional)

+ 4 ovos

+ Sal e Pimenta do Reino preta a gosto

+ 3 ou 4 azeitonas fatiadas (podem ser recheadas, verdes ou pretas)

+ Páprica picante a gosto

+ Salsinha fresca para decorar


Modo de Preparo do molho Hollandaise

Derreta a manteiga. Para isso, aqueça-a em uma panela de fundo largo até que derreta quase completamente. Tire do fogo e deixe esfriar enquanto você prossegue para a próxima etapa.

Caso queira incrementar ainda mais a receita, clarifique a manteiga. Esse processo consiste em remover toda a gordura solidificada (parte branca e espumosa) após o derretimento. Com isso, o molho ficará mais espesso, mas também menos rico em sabor. Outra opção é deixar essa parte mais sólida ficar no fundo da panela e decidir o que fazer com ela na hora em que for despejar a manteiga na tigela.


Molho Hollandaise

Prepare um banho-maria. Para tal, encha 1/3 de uma panela com água e deixe levantar uma fervura branda. Neste momento, coloque uma tigela de metal ou vidro por cima, mas sem encostar o fundo dela na água. Tal forma indireta de calor vai evitar que o molho queime.

Da mesma maneira, vai garantir que ele tenha a liga necessária.


É hora das gemas e do suco de limão. Acrescente as 4 gemas e a colher de sopa de suco de limão na tigela do banho-maria. Com a ajuda de um foie, mexa bem até a mistura espumar e ficar mais clara. Outra maneira de saber o ponto é ver se o foie está deixando marcas na superfície. Um chef irá levar aproximadamente um ou dois minutos até dar o ponto. Porém, para uma primeira tentativa, calcular de cinco a dez minutos é um bom começo. De vez em quando, não se esqueça de raspar as laterais da tigela. Isso vai evitar que a gema cozinhe.


Fique de olho para o molho não talhar. Se a mistura ficar muito quente, isso pode facilmente acontecer. Ou seja, ela pode se separar em sólidos e líquidos. Caso haja muita quantidade de vapor, retire a tigela do fogo e bata a mistura vigorosamente por 30 segundos para que as gemas esfriem um pouco. Depois, coloque-a dentro da panela outra vez. É um pouco complicado acertar a temperatura logo de primeira. Para garantir, a cada minuto, tire a tigela do fogo e bata as gemas.


Se o molho começar a talhar, despeje em outra tigela e bata rapidamente junto com 1 colher de sopa (15 ml) de água gelada.


Acrescente a manteiga aos poucos, mexendo vigorosamente e sem parar com o foie. A princípio, o molho vai engrossar facilmente; depois, ficará mais difícil de misturar.


Quando isso acontecer, despeje a manteiga ainda mais lentamente — uma quantidade muito grande desse ingrediente poderá fazer o molho talhar. Esta etapa poderá durar de dois a cinco minutos. Assim que acumular mais experiência com a receita, será possível acrescentar a manteiga com uma concha ou até mesmo em somente duas levas. Como dito anteriormente, o molho corre o risco de talhar, mas, se você conseguir se sair bem, terá como resultado um molho holandês bem mais airado.


Corrija os temperos e os líquidos. Primeiro, adicione sal e pimenta a gosto. Depois, se quiser, acrescente um pouquinho de suco de limão para dar um gosto mais picante. Se o molho estiver muito grosso, adicione um pouco de água quente.

Antes de passar para o preparo dos ovos, cubra a tigela e ponha em um local morno.


Lembre-se: as temperaturas frias podem fazer o molho talhar. Se o molho ficar muito grosso, adicione algumas gotas de água quente antes de servir.


Modo de preparo dos Ovos Benedict

Frite o lombo canadense. Para isso, utilize uma frigideira em fogo de médio a alto. Cozinhe o lombo por alguns minutos, virando de vez em quando, até começar a dourar. Depois de pronto, deixe na frigideira mesmo para ficar morninho. O lombo canadense pode ser substituído por bacon ou presunto.


Torre os pães de batata depois de cortá-los ao meio. Você pode usar o forno mesmo para isso — coloque o lado cortado para cima. Uma dica é passar um pouco de manteiga antes de levar ao forno.


Encha uma frigideira antiaderente pela metade com água. Depois, deixe levantar uma fervura branda — até que um termômetro mostre uma leitura entre 71 e 82 °C.


Uma opção é adicionar 1 colher de chá (5 ml) de vinagre branco. Isso vai impedir que a clara se espalhe na água, mas, ao mesmo tempo, afetará o sabor e a textura do ovo.

É hora de quebrar os ovos!

Primeiro, quebre um ovo por vez dentro de uma xícara pequena. Tenha o cuidado de não estourar a gema. Em seguida, ponha a beirada da xícara suavemente dentro da panela — a água vai entrar um pouco dentro do recipiente. Incline-o um pouco até que o ovo deslize para a panela. Repita o processo com os outros ovos.

Se a água estiver fervendo completamente, mexa com uma colher para dar uma esfriada.


No entanto, faça isso antes de colocar os ovos na panela!

Se a panela for muito pequena, cozinhe dois ou três ovos por vez. Do contrário, as claras vão grudar umas nas outras.


Cozinhe os ovos por uns três minutos até as claras ficarem durinhas — as gemas continuarão moles. Em seguida, pegue cada ovo com uma espumadeira para que a água já escorra.

Monte o prato. Primeiro, separe uma ou duas metades dos pães de batata. Depois, ponha uma fatia de lombo canadense mais um ovo pochê por cima de cada uma. Coloque o molho holandês por cima. Seja generoso! Finalize com a páprica e uma ou duas fatias de azeitona. Decore com um pouco de salsinha na lateral.


DICAS BÁSICAS

Se o molho talhar, e você não conseguir resolver o problema com um batedor de arame, jogue a mistura no liquidificador! É muito chato ter que ficar raspando o copo do eletrodoméstico, mas é bem melhor do que perder a receita toda.


Use apenas ovos novos nesta receita. Quanto mais frescos, melhor! Conforme a data de validade se aproxima, a clara vai se deteriorando e, consequentemente, acaba não ficando com uma aparência muito bonita depois do cozimento.


Na hora de preparar o molho holandês, não deixe as gemas esquentarem demais. Afinal de contas, você não quer comer ovos mexidos, não é?


DIFICULDADE: MÉDIO

TEMPO DE PREPARO PARA O MOLHO: 25 MINUTOS

TEMPO DE COZIMENTO DOS OVOS: 20 MINUTOS

TEMPO DE PREPARO TOTAL: 55 MINUTOS

RENDIMENTO: 4 PORÇÕES

27 visualizações