CATAPLANA ALGARVIA

A cataplana é uma das receitas mais representativos da cozinha tradicional algarvia. Este prato aromático tem como ingredientes principais amêijoas, presunto, camarões, alhos, cebolas e azeite, cozidos numa cataplana, uma panela de cobre com uma tampa fixa, de origem árabe e característica na região do Algarve em Portugal.


Ingredientes

+ 1Kg de amêijoas (vongole)

+ 500g de camarão rei

+ 800g de carne de porco

+ 200g de presunto (jámon) sem sal

+ 100g de toucinho entremeado (barriga)

+ 1 Chouriço português pequeno de carne (pode ser substituído por outro enchido como a linguiça de porco)

+ 1 Copo de vinho tinto seco

+ 150ml de azeite extra virgem

+ 2 Colheres de sopa de banha de porco

+ 1 Folha de louro

+ Sal a gosto

+ 3 Dentes de alho

+ 2 Cebolas médias

+ 2 Colheres de sopa de páprica doce

+ 1 bouquet de salsa

+ 1 bouquet de coentros

+ Piripiri a gosto (pode utilizar pimenta malagueta)

MODO DE PREPARO

Primeiro lave as amêijoas e ponha-as de molho durante 2 horas, em água fria temperada com sal. Corte a carne de porco, o presunto e o toucinho em cubos, se possível, todos do mesmo tamanho. Tempere com sal, alhos esmagados, páprica, o copo de vinho tinto, folha de louro e piripiri.

Misture tudo muito bem e, deixe a marinar cerca de 3 horas. Descasque as cebolas, e corte-as em meias luas finas. Ponha o azeite e a banha no fundo da cataplana e as cebolas. Leve ao fogo para refogar.

Quando a cebola estiver translucida junte as carnes marinadas, as amêijoas escorridas e passadas por água corrente, o camarão, de preferência descascado, o chouriço cortado em rodelas e os bouquet de salsa e coentros. Feche a cataplana e leve ao fogo médio para cozinhar cerca de 25 minutos.

Para servir retifique os temperos retire a salsa e os coentros. Sirva imediatamente. Pode Acompanhar com arroz e/ou batata frita.


DIFICULDADE: FÁCIL

TEMPO DE PREPARO: 15 MINUTOS MAIS O TEMPO DAS AMEIJOAS E MARINADA

TEMPO DE COZIMENTO: 25 MINUTOS

RENDIMENTO: 6 PORÇÕES