Colcannon Potatoes

Uma receita típica irlandesa que já possui mais de 300 anos. Hoje o Colcannon pode ser bem difundido e muito atraente nas festas de St. Patrick, mas em 1600 era apenas um alimento abundante para os menos afortunados.



Na Irlanda, o colcannon recebe ainda “um tratamento especial” com presunto ou bacon irlandês. A tradição irlandesa é servir o colcannon como o prato principal para as festividades e se referir à noite como “Colcannon Night”.


Ingredientes

+ 1 repolho médio, desfiado

+ 1kg de batatas médias, descascadas e cortadas em 4 partes

+ 2 xícaras de leite integral

+ 1 xícara de cebolinha picada finamente

+ 1 ½ colher (chá) de sal marinho

+ ½ colher (chá) de pimenta preta moída

+ ¼ xícara de manteiga derretida clarificada

+ Salsa fresca picada a gosto

+ 150g Bacon cozido picado



Obs.: Se desejar acrescente na receita original manjericão basílico, alho francês, alecrim e hortelã. Essa adição foi feita pelos italianos e fica uma delicia.


Modo de Preparo

Coloque repolho e 2 xícaras de água em uma panela grande; leve para ferver. Reduza o calor; deixe ferver, coberto, até que o repolho esteja macio, cerca de 10 minutos. Escorra, reservando o líquido do cozimento; mantenha repolho aquecido.



Na mesma panela, misture as batatas e o líquido de cozimento reservado. Adicione mais água para cobrir as batatas; leve para ferver. Reduza o calor; cozinhe, descoberto, até que as batatas estejam macias, 15 a 20 minutos. Enquanto isso, coloque o leite, as cebolinhas, o sal e a pimenta em uma panela pequena; leve apenas para ferver e retire do fogo.

Escorra as batatas; coloque em uma tigela grande e amasse grosseiramente. Adicione a mistura de leite, acrescente o repolho e misture bem. Para servir, regue com manteiga; cubra com salsa e bacon.



Obs.: Na Irlanda o Bacon para essa receita é consumido in natura, mas se preferir frite-o e escorra a gordura.


DIFICULDADE: FÁCIL

TEMPO DE PREPARO: 25 MINUTOS

TEMPO DE COZIMENTO: 35 MINUTOS

RENDIMENTOS: 8 PORÇÕES