top of page

Filé Mignon à la Moutarde Et Risotto al Pepe

A fusão de dois clássicos!

França e Itália em um único prato.

Filé Mignon na Mostarda & Risoto de Pimentos (Pimentões doce)

Ingredientes para o Mignon

+ 1 kg de filé mignon cortado em medalhões (8 medalhões)

+ 1 colher (sobremesa) de alho moído (+ ou - 5 a 7 dentes de alho, um para cada filé)

+ 3 colheres (sopa) de mostarda de Spicy Brow Mustard ou Dijon

+ 500ml de creme de leite fresco

+ Flôr de Sal e pimenta preta moída a gosto

+ 50ml de caldo de legumes

+ 1 colher (sobremesa) de manteiga

+ 1 colher (sobremesa) de azeite

+ Grill para temperar carne (opcional)

+ 30ml de vinho branco/tinto seco

+ 1 cebola picada finamente. É importante que os cubinhos de cebola tenha cortes regulares, do mesmo tamanho.



Modo de Preparo

Enrole a peça de filé mignon várias vezes no papel filme dando a forma arredondada e apertando-o. Dada a forma do medalhão, corte em fatias de 2cm, retire o plástico filme ao redor e tempere com sal a gosto e pimenta preta moída a gosto.



CHAPA: Colocar chapa no fogo com 1 colher de manteiga e 1 fio de azeite

Quando a chapa estiver bem quente, colocar os medalhões e chapeá-los na manteiga. Com auxilio de um pincel, vá transferindo a manteiga da grelha para os filés temperando-os, para ir pegando gosto.



Não mexa os filés de lugar para não abaixar a temperatura da grelha e não formar água. Deixe-os por 6 a 8 minutos ou até observar que dourou de um lado e só então vire para dourar o outro lado.

Após virar, se necessário for, adicionar mais flôr de sal e pimenta.

Com a ponta dos dedos ou auxílio de uma faca, aperte/espete o medalhão para ver se está no ponto, se ao apertar, ainda estiver saindo sangue, significa que não está no ponto deixe por mais um minuto, a não ser que você goste bem mal passado.



Em outra panela, coloque 1 fio de azeite e frite o alho, após alhos dourarem, acrescentar a cebola, o caldo de legumes, fritar o caldo junto até a mesma ficar translúcida, acrescente a mostarda Dijon sabor mais forte ou Spicy Brown mais suave. O creme de leite, deve ser fresco, porque a mostarda já é encorpada, se colocarmos o de caixinha o molho ficará muito espesso. Mas como nem sempre é possível ter o fresco em casa, substitua usando o de caixinha ou de lata mesmo com soro e tudo, e acrescentar um pouco de leite para não ficar tão espesso.



Deixe apurar por 5 minutos (caso seja o creme de leite fresco) se for o outro menos tempo (4 minutos).

Despeje sobre os filés, onde os mesmos foram grelhados, o intuito é transferir todo o sumo da chapa dos medalhões para o molho, emprestando o sabor da carne.

Neste momento, antes de colocar o molho você pode deglacear, acrescentando 30ml de vinho branco ou se quiser um molho mais escuro opte pelo tinto, mexendo e deixando evaporar por 1 minuto, depois só acrescentar o molho.



O vinho faz parte e presenteia a receita com um toque todo especial no final.

Deglaçagem é o processo da culinária básica que consiste em utilizar um líquido geralmente alcoólico, para retirar do fundo da frigideira, a parte do alimento que fica ali grudada.

Deixe por mais 2 minutos, o suficiente somente para incorporar bem o molho sem permitir que os medalhões passem do ponto desejado.

Sirva em seguida.



Ingredientes para o Risoto

+ 250g de arroz arbóreo

+ 30ml de azeite extra virgem

+ 50ml de creme de leite fresco

+ 100g de ervilhas frescas

+ 1 pimento amarelo

+ 1 pimento vermelho

+ 1 cebola

+ 2 dentes de alho

+ 50g de parmesão

+ 20ml de vinho branco/tinto seco

+ 2 colheres (sopa) manteiga

+ Salsa a gosto

+ Coentro a gosto

+ Manjericão a gosto

+ Sal marinho a gosto

+ Pimenta branca moída a gosto



Modo de Preparo

Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Lave o pimento, corte-o ao meio, retire-lhe as “pevides” e peles brancas e corte-o em cubos pequenos. Descasque e lave a cenoura e corte-a em brunoise.

Em uma frigideira funda, com fogo 120°C, coloque o azeite e aqueça-o sem queimar. Após acrescente o arroz e mexa bem. Deixe por cerca de 1 minuto (mexa sempre). Acrescente o creme de leite. Deixe ferver e adicione o vinho. Após adicione os pimentos, as ervilhas e deixe cozer até ficarem macias.


Acrescente a manteiga, misture bem, adicione a cebola e os alhos e deixe até que tudo fique macio. Mexa sempre para não grudar. Se necessário acrescente um água filtrada até o arroz ficar aldente. Quando estiver cremoso, retifique os temperos, junte o queijo ralado, mexa novamente, retire do fogo e sirva decorado com salsa, manjericão e coentros.


DIFICULDADE: FÁCIL

TEMPO DE PREPARO: 40 MINUTOS

TEMPO DE COZIMENTO: 30 MINUTOS

RENDIMENTOS: 8 PORÇÕES

154 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page