Ossibuchi Milanese-Florentino con Polenta




Quando se trata de cozinha milanesa, não se pode deixar de pensar no ossobuco. Mas hoje,

Ossibuchi Milanese-Florentino con Polenta.


Quando se trata de cozinha milanesa, não se pode deixar de pensar no ossobuco. Mas hoje, em vez de prepará-lo para acompanhar o clássico purê de batatas, ofereço com a polenta.

O ossobuco é praticamente o pernil de vitela ou suíno, que é preparado em estilo milanês com uma deliciosa cebola frita, cenoura e aipo, e aromatizado com casca de limão perfumado. Já o ossobuco florentino é um prato de carne bovina ou suína, fácil de preparar e pode ser acompanhado por batatas cozidas, feijão, tomates ou fatias de polenta frita.



O resultado é um prato tenro, suculento e convidativo que, juntamente com a típica polenta do Norte da Itália, traz à mesa todo o sabor e tradição da gastronomia da Lombardia-Toscana.


Nesta receita, faço a fusão do clássico milanês, com a tradição florentina, onde substituição de elementos faz toda a diferença.

Buon apetito!!!



Ingredientes para carne

+ 4 ossobucos de vitela ou suíno

+ 50ml de vinagre de maça

+ 300ml de vinho Marsala

+ 1 cebola roxa média

+ 3 chalotas

+ 2 dentes de alho picados

+ Bacon cortados em cubos pequenos

+ Alho poró (francês) a gosto

+ Flôr de Sal e Pimenta do Reino branca moída a gosto

+ 1 colher de sopa de manteiga

+ 1 colher de sopa de azeite extra virgem

+ 600ml de óleo para fritar



Ingredientes para a Polenta

+ 200g de fubá ou milho extra moído

+ Sal marinho a gosto

+ Caldo de arroz a gosto

+ Caldo de galinha a gosto


Modo de Preparo

Na véspera, em um bowl, tempere os ossobucos com flôr de sal, vinagre de maça, vinho Marsala, o alho picado e amassado e a Pimenta do Reino branca moída. Reserve por 24 horas no refrigerador.


No dia do serviço, retire do refrigerador os ossobucos 30 minutos antes de prepara-los e reserve.


Corte a cebola roxa e o alho poró (francês) em julienne e as chalotas ao meio. Reserve.

Com auxilio de papel alumínio envolva todos os ossobucos com a marinada individualmente e coloque-os em uma assadeira. Leve ao forno 290ºC por 30 minutos. Após retire-os do papel alumínio e deixe descansar por 5 minutos.


Em uma fritadeira ou panela funda, coloque o óleo e deixe aquecer em fogo 300ºC. Quando o óleo estiver nesta temperatura, coloque um por um os ossobucos com o lado da gordura para baixo. Frite-os por cerca de 5 minutos ou até ficarem com aparência de torresmo. Retire e reserve.


Em uma frigideira antiaderente, coloque a manteiga e o azeite extra virgem. Aqueça em fogo 150ºC. Coloque as chalotas, cebola roxa e o alho poró (francês). Salteie até ficarem macias e douradas. Reserve.


Na mesma frigideira coloque o bacon em cubos e frite-os. Reserve

Enquanto os ossobucos assam no forno, coloque uma panela no fogo a 150ºC com água e polvilhe vagarosamente o fubá e mexa bem. Acrescente o caldo de arroz, o caldo de galinha e o sal. Continue mexendo até encorpar e ficar na textura desejada. Para uma polenta bem cremosa, cozinhe por cerca de 10 minutos. Reserve.



Apresentação

Coloque o ossobuco, conchas de polenta, salteie o bacon e disponha as chalotas, alho poró e a cebola. Sirva em seguida.


DIFICULDADE: MÉDIA

TEMPO DE PREPARO: 25 MINUTOS

TEMPO DE DESCANSO: 24 HORAS E 40 MINUTOS

TEMPO DE COZIMENTO: 60 MINUTOS

RENDIMENTO: 4 PORÇÕES

23 visualizações