OVOS ESCALFADOS

Uma tradição da culinária francesa (Oeufs pochés) e muito apreciado em Portugal, os ovos escalfados estão ganhando terreno nos cafés (pequenos-almoços e brunches) mais elaborados. A forma de preparação é diferente de todas as outras e o resultado é uma gema mole e clara firme, tal qual seria numa fritura, mas sem este inconveniente calórico. Para fazer os ovos escalfados é imprescindível prestar atenção ao tempo de cozedura: se passar do ponto poderá facilmente obter ovos cozidos! Outra dica importante é usar ovos muito frescos para conseguir uma maior consistência das claras.


Ingredientes

+ 1 ovo

+ 2 colheres de sopa de suco de limão

+ 1 litro de água

+ Sal marinho a gosto

+ Flôr de sal a gosto

+ Pimenta do Reino preta moída



Modo de Preparo

Quebre o ovo em um recipiente e reserve. Em uma panela, leve ao fogo a água com o suco de limão e o sal agosto. Deixe ferver.

Baixe o fogo, mexa a água até formar um "redemoinho" e coloque o ovo no meio. Deixe cozinhar por 3 minutos, retire e resfrie na água fria se quiser uma gema bem mole. Tempere com flôr de sal e pimenta e sirva em seguida.



Dica:

Para deixar os ovos escalfados redondinhos, reserve uma folha de filme pvc, coloque-a aberta para forrar uma taça pequena, despeje um pouco de azeite por cima dela, ponha o ovo lá dentro, feche a película com um nó e mergulhe tudo na água fervente. Quando a clara ficar branca, tire a película da água, retire o ovo lá de dentro com cuidado e pronto!

Uma enorme vantagem desta técnica imbatível: se quiser temperar o ovo com algum ingrediente especial (ervas, molho de soja, etc. – só tem de colocar o tempero dentro do filme pvc). O ovo fica delicioso e perfeito.



DIFICULDADE: BAIXA

TEMPO DE PREPARO: 2 MINUTOS

TEMPO DE COZIMENTO: 3 MINUTOS

RENDIMENTO: 1 PORÇÃO