A mistura do clássico da charcutaria italiana com o sabor sul-americano do chimichurri.
Pancetta é uma das estrelas da charcutaria italiana. É a barriga do porco curada, geralmente enrolada, e maturada por alguns meses. É muitas vezes confundida com o bacon, porém não passa por defumação. Muitos dizem que pancetta é o “bacon italiano”, o que é muito errado, pois a falta da defumação cria um produto bem diferente do bacon.
É muito versátil para ser utilizada em pratos de massas, tortas, risottos, assada, na grelha... Em fim em quase tudo!

Ingredientes
+ 2kg de pancetta
+ Molho Chimichurri
+ 1kg de batata
+ 2 cebolas grandes
+ 2 tomates grande e maduros
+ 4 dentes de alho macerado
+ 10g de alecrim
+ 20ml de molho de soja
+ 20ml de molho inglês
+ Flôr de sal a gosto
+ 1 Pimentão verde picado finamente
+ Suco de 1 limão Taiti
+ 2 limões Taiti cortado em rodelas

Modo de Preparo
Corte a pancetta em pedaços de aproximadamente 5cm. Reserve.
Corte a cebola a julienne, lave as batatas, corte os tomates a gosto, pique o pimentão e corte os limões em rodelas.
Em uma assadeira grande, coloque uma camada de chimichurri, acrescente as batatas, as cebolas, os tomates e o pimentão. Por cima coloque a pancetta cortada com a gordura para cima. Salpique o alho, o alecrim e coloque o molho de soja, o molho inglês, a flôr de sal, o suco do limão e as rodelas de limão.
Leve ao fogo pré-aquecido a 280ºC por 1hora e 30 minutos. Atenção para não ressecar, caso esteja ressecada a carne, regue com mais molho chimichurri e molho inglês misturado com água na proporção 3x1. Sirva quente.

DIFICULDADE: BAIXA
TEMPO DE PREPARO: 20 MINUTOS
TEMPO DE COZIMENTO: 1 HORA E 30 MINUTOS
RENDIMENTO: 8 PORÇÕES
Comments