Pappardelle Crespe con Sarde in salsa di Pomodoro



Pappardelle Crespe com Sardinhas no molho de tomate

Ingredientes

Para o Pappardelle Crespe

+ 500g de Pappardelle Crespe

+ Sal marinho a gosto

+ Pimenta do Reino preta moída a gosto

+ Salsa crespa a gosto


Para as Sardinhas

+ 500g de sardinhas limpas e evisceradas

+ 5 colheres de sopa de azeite extra virgem

+ 2 chalotas, picadas

+ 4 dentes de alho picados

+ ½ colher de chá de flocos de pimenta vermelha seca

+ ½ colher de chá de páprica defumada ou páprica doce

+ 3 tomates italianos picados sem semente

+ 200ml de molho di pomodoro

+ ½ xícara (125 ml) de vinho branco ou 50ml de vinagre de vinho branco para acidez

+ ¼ xícara (65 ml) de água

+ 1 colher de sopa de molho de peixe

+ 2 colheres de chá de sal marinho

+ Pimenta do Reino preta moída a gosto

+ 1 suco de limão siciliano sem sementes



Modo de Preparo para o Pappardelle Crespe

Em uma panela funda coloque água para ferver (coloque o suficiente para cobrir o pappardelle). Quando estiver fervendo, acrescente um fio de azeite e o pappardelle crespe para cozinhar. Coloque o sal e a pimenta. Deixe cozinhar até ficar al dente (de 8 a 10 minutos). Após o cozimento, escorra e reserve.


Modo de Preparo para as Sardinhas

Aqueça 2 colheres de sopa de azeite extra virgem em uma panela grande em fogo moderadamente alto. Adicione a cebola, o alho, as pimentas secos e a páprica. Cozinhe até que a cebola fique macia e translúcida, de 3 a 5 minutos. Adicione o molho di pomodoro e mexa para combinar, continuando a cozinhar até que o molho comece a dourar, 1 minuto a mais.



Coloque os tomates picados na panela e refogue até que os tomates amolecem e liberem alguns de seus sucos, 5 a 7 minutos.


Despeje o vinho ou vinagre na panela, mexendo para raspar todos os pedaços dourados do fundo da panela. Adicione a água e o molho de peixe e deixe ferver até que o líquido reduza e engrosse um pouco, cerca de 5 minutos a mais. Retire do fogo e reserve.


Tempere as sardinhas, por dentro e por fora, com sal e pimenta. Em uma tigela grande, misture as 3 colheres de sopa restantes de azeite com o suco de limão siciliano. Com as mãos, jogue as sardinhas no azeite e na mistura de cítricos, certificando-se de que a mistura encorpe todas as sardinhas por dentro e por fora.



Retire as sardinhas da tigela. Coloque o molho di pomodoro com os demais ingredientes em uma frigideira funda. Acrescente as sardinhas e deixe cozinhar por 10 a 12 minutos a 300ºC (fogo alto), amassando as sardinhas com um garfo até elas ficarem aos pedaços. As sardinhas estão prontas quando a pele estiver bem macia, e a parte mais grossa do peixe sair facilmente na ponta de uma faca. Misture tudo e reserve.


Em um refratário grande, coloque as sardinhas ao molho di pomodoro e o pappardelle. Acrescente a salsinha crespa, misture tudo com auxilio de um pegador sem que a massa se quebre. Sirva em seguida.



DIFICULDADE: MÉDIA

TEMPO DE PREPARO: 60 MINUTOS

TEMPO DE COZIMENTO: 50 MINUTOS

RENDIMENTO: 6 PORÇÕES