COSTELA BOVINA COM PAPAS

A costela bovina é o corte com maior variedade de sabores, texturas e aromas graças ás suas fibras que são mais longas. Também chamada de costela do dianteiro, ripa de costela e assado, ela é ideal para utilização em churrascos, ou então para preparo de carne cozida com legumes.

Essa é uma carne que exige um tempo de cozimento mais longo para amaciar suas fibras. Assim como boa parte das carnes preparadas com osso, ela possui sempre um sabor muito especial.

A carne bovina traz diversos benefícios para a saúde quando consumida em uma dieta equilibrada. Ela é uma excelente fonte de proteínas e nutrientes como vitaminas do complexo B e sais minerais.

Seu consumo é muito benéfico, pois faz bem para o coração e sistema nervoso. Por ser rica em proteína animal, ela ainda ajuda o organismo na produção de energia.

INGREDIENTES

Para a costela

+ 1 costela prime bovina (aproximadamente 750g)

+ 100g de manteiga

+ Pimenta vermelha em grão moída a gosto

+ Pimenta do Reino preta em grão moída a gosto

+ Pimenta branca em grão moída a gosto

+ Flôr de sal a gosto

+ Ramos de alecrim

+ Ramos de salsa crespa

+ Cebolinhas francesas


Costela Bovina com Papas

Para a papa

+ 4 batatas médias

+ Sal a gosto

+ Pimenta do Reino preta moída a gosto

+ 2 colheres de sopa de manteiga

+ 2 dentes de alho

+ 2 colheres de sopa de cream cheese

+ 30ml de leite de vaca


MODO DE PREPARO

Para a costela

No dia anterior tempere a costela com as pimentas, alecrim e o sal. Coloque em um recipiente com tampa e reserve no refrigerador por 24h . No dia do preparo, retire do refrigerador 30 minutos antes de levar ao forno. Pré-aqueça o forno a 220ºC. Em uma travessa funda, forre-a com papel alumínio de maneira que possa envolver a costela temperada, coloque uma colher de manteiga e unte o papel alumínio. Coloque a costela nesta travessa e envolva-a por completo.

Leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos. Após retire para servir.


MODE DE PREPARO

Para a papa

Faça um corte circular em cada batata penetrando somente na pele. Cozinhe as 4 batatas médias com casca em uma panela com água, por cerca de 25 minutos.

Coloque em uma panela pequena os 2 dentes de alho com casca para cozinhar por cerca de 5 minutos. Retire e descasque os dentes de alho. Com auxilio de um garfo, amasse os dentes de alho até virar uma pasta fina. Reserve.

Após o cozimento das batatas, retire-as com cuidado, descasque-as (puxe pelos polos que a casca saíra rapidamente graças ao corte feito antes do cozimento) e com auxilio de um espremedor esprema-as em uma panela. Coloque as batatas espremidas na panela em fogo a 80ºC. Acrescente a pasta de alho, sal a gosto, a pimenta do reino preta moída a gosto, o cream cheese e o leite. Mexa sem papara até dar a consistência de purê. Após retire para servir.


Apresentação

Derreta em uma frigideira 2 colheres de sopa de manteiga. Reserve

Em um prato, coloque a papa e a costela. Sobre a costela regue com a manteiga derretida. Salpique cebolinhas francesas, coloque o ramo de alecrim e a salsa crespa para enfeitar e sirva quente.


DIFICULDADE: MÉDIA

TEMPO DE PREPARO: 20 MINUTOS

TEMPO DE COZIMENTO DA COSTELA: 30 MINUTOS

TEMPO DE COZIMENTO DAS BATATAS: 25 MINUTOS

RENDIMENTO: 1 PORÇÃO

DICA: Para mais porções, multiplique os ingredientes pela quantidade de pessoas a serem servidas.



22 visualizações