Fagottini di Vitello



Ingredientes para massa

+ 3 ovos

+ 300g de farinha de trigo

+ Sal marinho a gosto

+ Azeite extra virgem

+ Páprica doce para polvilhar


Ingredientes para o recheio

+ 100g de carne de vitela moída

+ Pimenta do Reino a gosto

+ Sal a gosto

+ Azeite extra virgem

+ 30g de farinha de trigo

+ 3 dentes de alho finamente picados

+ Folhas de hortelã fresca

+ 100ml de molho di Pomodoro



Modo de Preparo do recheio

Em uma panela funda, coloque um fio de azeite extra virgem, pré-aqueça a 200ºC, coloque o alho e frite-o sem deixar queimar. Acrescente a carne previamente moída, a pimenta, o sal e a farinha de trigo. Mexa bem. Deixe encorpar por cerca de 5 minutos. Acrescente o molho di Pomodoro e continue mexendo até reduzir. Pique a hortelã, acrescente-a ao molho e continue mexendo. Retire e reserve.



Modo de Preparo da massa

Numa tigela grande, coloque a farinha, abra uma covinha no centro e depois acrescente os ovos e o sal.


Misture tudo e trabalhe a massa com as mãos até que fique lisa e não grude nas mãos. Se necessário acrescente mais farinha.


Abra a massa com auxilio de um rolo deixando-a com a espessura de 1 milímetro. Corte a massa em pequenos quadrados de 3,5cm por 3,5cm.


Faça pequenas bolinhas com o recheio de carne, amassando e modelando com as mãos como se fossem brigadeiros.


Coloque o recheio bem no centro do quadradinho de massa. Para fechar e dar o formato é só unir as pontas bem no centro como se fosse um pacotinho ou ninho de Páscoa. Com os dedos, feche as laterais para que o recheio não escape durante o cozimento.


Dica: se a massa secar e você não conseguir fechar as laterais, basta umedecer o dedo com um pouco de água e passar pelas bordas do quadrado antes de fechar.


Com a massa pronta, é só levar para cozinhar em bastante água fervente numa panela bem grande com um fio de azeite extra virgem.


Dica: mantenha a massa cozida aquecida antes de servir para evitar que o recheio endureça e perca um pouco do sabor e textura.


Depois de cozida, é só acrescentar o molho de sua preferência. Você pode então colocar os fagottinis sobre o molho, ou servir com o molho como cobertura.



DIFICULDADE: MÉDIA

TEMPO DE PREPARO: 40 MINUTOS

TEMPO DE COZIMENTO: 25 MINUTOS

RENDIMENTO: 3 PORÇÕES

23 visualizações