Lomo Saltado Chef Edi Marques



O lomo saltado está entre os principais e mais procurados pratos da cozinha peruana. Ele ocupa um lugar especial na longa lista de alimentos peruanos que nascem a partir da fusão da culinária peruana com outras cozinhas do mundo, neste caso, a cozinha oriental chinesa.


Existem variantes neste prato, uma vez que, dependendo do sabor, alguns ingredientes foram substituídos. Lomo Saltado é um dos pratos mais consumidos no Peru.


O nome original deste prato é tenderloin que foi traduzido para Chorrillana, que nada mais é do que o filé mignon finalmente cortado e salteado em azeite extra virgem.



Ingredientes

+ 600g de filé mignon

+ 1 cebola roxa cortada em fatias

+ 2 tomates cortados em fatias

+ 1 colher pequena de Pimenta do Reino preta moída

+ 5 hastes de chalotas em corte inclinado

+ 1 pimentão amarelo cortado em tiras

+ Mini Jalapeños

+ Azeite Extra Virgem a gosto

+ 400g de batatas (batatas) fritas em canoas

+ 200ml de caldo de carne

+ 100 ml de molho de soja

+ Coentro picado a gosto

+ Salsa a gosto

+ Alecrim fresco a gosto

+ 50ml de vinagre de maça

+ 2 dentes de alho picado

+ 1/4 colher de sopa de orégano seco moído

+ 1/4 colher de sopa de cominho

+ Sal marinho a gosto



O Lomos Saltado é um prato que deve ser servido imediatamente, por isso recomendo preparar as batatas fritas ou fritá-las, calculando o tempo para que fiquem prontas antes de terminar o Lomo Saltado. As batatas fritas são preferencialmente batatas amarelas devido ao seu sabor e porque são crocantes.


Corte o filé em fatias de espessura aproximada de 3cm x 1cm e tempere com alho, cominho, orégão e o vinagre. Deixe repousar por cerca de 10 minutos para encorpar o sabor. Aqueça a panela em fogo alto com um pouco de azeite.



Quando o azeite estiver aquecido, adicione a carne e frite por alguns segundos, o tempo vai depender de quão quente está a panela. Em seguida, reserve em uma tigela e cubra-o para manter o calor.


Agora, na mesma panela, adicione a cebola picada, tomate, pimentão amarelo e um pouco mais de azeite. Frite tudo por alguns segundos e adicione um pouco de caldo de carne, molho de soja e vinagre. Adicione a carne que você tinha reservado e salteie. Após cerca de 30 segundos ou menos acrescente a chalota e, finalmente, alguns coentros picados, o alecrim e a salsa.


O Lomo Saltado tem que ser suculento, então, se necessário, corrigir adicionando um pouco de caldo de carne.


Sirva quase todo o filé em um prato e deixe um pouco para misturar com as batatas fritas. Adicione as batatas fritas ao resto do filé na panela, misture e sirva novamente por cima.

No Peru o acompanhamento é o arroz branco.


Para os jalapeños, utilize uma frigideira com azeite em fogo alto e frite-os por cerca de 2 minutos.



DIFICULDADE: MÉDIA

TEMPO DE PREPARO: 30 MINUTOS

TEMPO DE COZIMENTO: 8 MINUTOS

RENDIMENTO: 4 PORÇÕES