top of page

PASSATA DI POMODORO



A passata di pomodoro nada mais é que uma tradicional conserva de molho de tomate, muito comum na Itália.

Os tomates costumam estragar facilmente e este molho permite conservá-los por até 1 ano em local fresco e escuro.

O segredo da conservação é o processo de esterilização dos frascos, que mantém íntegro o molho de tomates e elimina o risco de contaminação por bactérias. Ter alguns potes de molho de tomate (passata di pomodoro) sempre no armário é muito conveniente e ajuda bastante na hora de preparar molhos e outros pratos.


Ingredientes

+ 2 kg de tomates italianos bem maduros

+ 1 maço de manjericão fresco (se desejar)

+ 3 potes de vidro de 520ml com tampa hermética de metal




Modo de Preparo

Para preparar o molho de tomate, comece verificando cada tomate e retire os que estiverem estragados, manchados ou amassados​​. Retire os talos, lave os tomates e seque muito bem. Corte os tomates ao meio e retire completamente as sementes. Coloque os tomates em uma panela grande, e cozinhe em fogo baixo para que eles amoleçam. Cubra a panela e mexa de vez em quando para não queimar. Quando os tomates estiverem macios, com a casca soltando, retire-os do fogo. Extraia o molho de tomates utilizando um mix ou um processador. Se preferir, você também pode bater no liquidificador e remover eventuais resíduos maiores com o auxílio de uma peneira. Se o molho de tomate ficar muito líquido. Volte com o molho para o fogo baixo até chegar ao ponto desejado, de um molho consistente. Enquanto os tomates estiverem no fogo, aproveite para esterilizar os frascos;

Para isto, forre uma panela grande com um pano de prato. Posicione os frascos com cuidado, colocando um pano de prato entre eles para evitar que se choquem e quebrem durante a fervura. Cubra os frascos com água e deixe ferver por 30 minutos em fogo extremamente alto. Retire os frascos com cuidado e deixe esfriar. Preencha os frascos com o molho de tomate até 2-3 cm da borda. Se desejar aromatizar seu molho de tomate, coloque algumas folhas de manjericão lavadas e esterilizadas no fundo do frasco antes de adicionar o molho e mais algumas folhas por cima dele. Feche bem os frascos, coloque-os novamente na panela, separando-os com um pano de prato ou toalha. Cubra completamente os frascos com água e volte a fervê-los por 30 minutos após a primeira fervura. Deixe esfriar na própria água do cozimento e, quando frios, seque e verifique se o vácuo foi feito corretamente. Ao pressionar a tampa você NÃO deve sentir aquele “clik”, característico das tampas de metal. Caso não forme o vácuo, recoloque a tampa e repita o processo de fervura. Armazene a polpa de tomate em um lugar fresco e longe da luz. Se o frasco for fechado no vácuo a polpa pode ser conservada por até um ano.


DIFICULDADE: BAIXA

TEMPO DE PREPARO: 90 MINUTOS

RENDIMENTO: 1,5 LITROS APROXIMADAMENTE

384 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page