SPAGHETTI AO PIENNOLO & BURRATA

Recriar esta receita elaborada pelo grande Chef Giuseppe D'Aquino (1 estrela Michelin), é uma honra!


Tomate Piennolo: Um pequeno tomate cereja da região em torno do Monte Vesúvio, os tomates Piennolo têm um sabor distinto do solo vulcânico rico em minerais e, como tal, têm status de DOP. Se você não conseguir encontrar tomates Piennolo, San Marzano, Tomate Cereja maduro ou Tomate Pomodoro podem ser usado como uma alternativa.


DIFICULDADE: MÉDIO

TEMPO DE PREPARO: 30 MINUTOS

TEMPO DE COZIMENTO: 15 MINUTOS

TEMPO PARA O MOLHO: 10 MINUTOS

RENDIMENTO: 4 PORÇÕES


Ingredientes para o molho de Tomate Piennolo

+ 250g de tomate, de preferência Piennolo

+ 1 dente de alho, descascado e picado

+ 20ml de molho de anchovas

+ 1 ramo de manjericão

+ azeite extra-virgem


Ingredientes para o Spaghetti

+ 400g de Spaghetti

+ 100g de Burrata

+ 1 limão siciliano (apenas as raspas serão utilizadas)


NOTA: A burrata é um queijo mozzarella recheado com massa fresca de mozzarella e creme de leite fermentado. No Brasil ainda é difícil encontrar em qualquer supermercado, caso não encontre, utilize a mozzarella de búfala, porém o sabor e textura serão alterados.


Modo de Preparo

Coloque uma panela em fogo moderado (110ºC) e adicione um fio de azeite. Uma vez quente, adicione o alho picado e as hastes do manjericão - reservando as folhas para servir - e frite por alguns minutos até amolecer.


Adicione os tomates à panela e desligue o fogo, permitindo que o calor residual da panela amoleça e cozinhe os tomates.


Leve uma panela grande com água filtrada para ferver e adicione o molho de anchovas e o espaguete. Cozinhe por 10 minutos até ficar al dente.


Enquanto isso, reserve 4 dos tomates amolecidos para servir e transfira o restante dos tomates para o liquidificador. Pulse para criar um molho de tomate grosso, em seguida, passe o molho através de uma peneira fina em uma panela limpa e aqueça suavemente.


Divida um terço do molho entre as tigelas e retorne a panela ao fogo.


Escorra o Spaghetti, reservando a água para cozinhar e adicione a massa à panela com o restante molho de tomate. Despeje o suficiente da água de cozimento para cobrir o macarrão e cozinhe delicadamente por 2 minutos até que esteja totalmente encorpado.


Coloque um ninho de spaghetti em cima do molho em cada prato e cubra com um pedaço de burrata, os tomates reservados e as folhas de manjericão. Termine com raspas de casca de limão para servir.

140 visualizações