Ravioli de Espinafre e Fundo de Gorgonzola



Ingredientes

+ 360g de farinha de trigo, extra para polvilhar

+ 4 ovos

+ 200g de espinafre fresco, lavado e escorrido

+ 200g de r ricotta

+ 40g de parmesão, finamente ralado, mais extra para servir se preferir

+ 1 limão Tahiti, raspas apenas

+ 20g de Ramos de Cenoura

+ 1 dente de alho esmagado

+ 100g de manteiga sem sal

+ Sal marinho e Pimenta do Reino a gosto

+ Azeite Extra Virgem

+ Pimenta Rosa em grãos


Ingredientes para o Fundo de Gorgonzola

+ 250g de gorgonzola em pedaços pequenos

+ 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco

+ 1 xícara (chá) de leite

+ Pimenta do Reino branca e moída a gosto

+ Gergelim a gosto

+ 1 Colher (sopa) de maionese



Modo de Preparo da Massa

Coloque a farinha, os ovos e uma grande pitada de sal na tigela de um misturador (mixer) de massa e misture delicadamente até dar consistência. Depois de um minuto, ainda estiver sem consistência, adicione 1 ou 2 colheres de chá de água. Continue misturando por 6 a 8 minutos, ou até que a massa esteja lisa e elástica. Divida a massa em quatro partes iguais, envolva-a firmemente no filme plástico (PVC) e leve à geladeira por pelo menos 45 minutos.

Enquanto isso, coloque o espinafre em uma frigideira grande e coloque em fogo alto.

Cozinhe o espinafre, virando com frequência, por 3 a 5 minutos até que esteja completamente murcho. Escorra em uma peneira, pressionando o máximo de líquido possível, em seguida, enrole em uma toalha ou pano de prato limpo e pressione para retirar todo o líquido restante, de modo que o espinafre fique seco. Pique finamente o espinafre e transfira para uma tigela, juntamente com a ricota, o parmesão e as raspas de limão. Tempere a gosto com sal e Pimenta do Reino preta moída, misture bem e reserve.



Coloque os Ramos de Cenoura, alho e manteiga em uma panela grande o suficiente para manter todo o macarrão depois de cozido. Coloque em fogo médio-baixo até que a manteiga derreta, deixe ferver suavemente por 5 minutos, em seguida, retire do fogo e deixe em infusão. Tempere com uma pitada de sal e a pimenta.

Pegue a massa da geladeira, retire a película aderente e polvilhe levemente a massa com farinha. Alise com um rolo para a largura da sua máquina de macarrão ou de no máximo 2 mm. Alimente a massa na configuração mais larga e, em seguida, dobre cada lado da massa até o centro, como se estivesse dobrando uma carta para caber dentro de um envelope.


Alimente a massa na configuração mais larga novamente. Ajuste os rolos para a próxima configuração e role a massa pela máquina de macarrão novamente. Continue a enrolar a massa pela máquina, diminuindo a espessura (polvilhando com um pouco mais de farinha se ficar pegajosa).



Não deixe-a muito fina, pois pode rasgar a massa.


Depois de ter rolado a configuração mais fina (max. 2 mm), corte a folha longa de macarrão ao meio na largura desejada. Coloque um comprimento sobre uma superfície de trabalho enfarinhada e coloque a outra metade para um dos lados, coberta com um pano de prato limpo e úmido.


Coloque colheres de chá da mistura de ricota em intervalos regulares ao longo do meio da folha de massa, usando não mais do que cerca de um quarto da mistura. Você deve ser capaz de colocar cerca de nove colheres de chá de recheio ao longo da folha de massa.


Usando um pincel e água, umedeça a massa ao redor do recheio de ricota. Agora pegue a outra meia folha de massa e coloque-a cuidadosamente sobre a ricota, pressionando suavemente os montes de enchimento e empurrando para fora qualquer bolsa de ar.


Usando uma faca afiada, corte a massa em quadrados de ravióli (preferi fazer em meia lua com auxilio de um cortador específico), uniformemente dimensionados, coloque-os em uma bandeja, polvilhe com um pouco de farinha e cubra com filme plástico.


Guarde as guarnições para outros pratos de massa, ou para utilizar em nova receita. Estenda e preencha as restantes três partes de massa da mesma maneira.


Quando estiver pronto para servir, leve uma panela grande de água salgada para ferver e coloque a panela de manteiga com os Ramos de Cenoura em fogo baixo. Cozinhe o ravioli (em lotes, se necessário) na água fervente por cerca de 3 minutos. Retire e reserve. Adicione à panela de manteiga com Ramos de Cenoura. Mexa delicadamente para combinar e sirva imediatamente com um pouco mais de parmesão, pimenta e o molho de gorgonzola.

Utilize a pimenta rosa para enfeitar e dar aroma e sabor juntamente com fios de azeite.



Modo de Preparo do Fundo de Gorgonzola

Coloque numa panela o queijo gorgonzola e leve ao fogo brando.

Amasse o queijo com uma colher, e aos poucos, acrescente a metade do creme de leite.


Mexa bem até obter uma consistência cremosa. Acrescente a colher de maionese e o gergelim. Tempere a gosto com sal e a pimenta. Junte o restante do creme de leite, o leite e mexa bem. Aqueça até que se forme um molho cremoso.



DIFICULDADE: MÉDIA

TEMPO DE PREPARO: 2 HORAS E 20 MINUTOS

TEMPO DE COZIMENTO: 40 MINUTOS

RENDIMENTO: 6 PORÇÕES


“O segredo de um bom prato é a escolha dos ingredientes certos”


www.chefedimarques.com


#food #travel #gastronomy #culinary #gastronomia #magazine #gourmet #foodies #chefs #chef #ribs #meat #steak #beef

7 visualizações