Filetto di costolette con Pacottini di riso fritto


Filé de Costela com Pacottini de Arroz Frito

Ingredientes para a Carne

+ 3 filés de costela com 5 cm de espessura cada desossados

+ Azeite Extra virgem para pincelar

+ Sal do Himalaia e Pimenta do Reino preta moída a gosto

+ 1 tablete (8 colheres de sopa) de manteiga sem sal cortado em pedaços

+ Suco de ½ laranja azeda



Modo de Preparo

Retire os filés do refrigerador 30 minutos antes do cozimento e deixe descansar em um balcão da cozinha, levemente coberto. Pre-aqueça uma grelha ou churrasqueira na temperatura alta. Separe uma frigideira de ferro fundido suficientemente grande para acomodar os filés ao mesmo tempo. Pincele os filés com o azeite extra virgem e tempere generosamente com sal e pimenta.


Grelhe os bifes, de 2 minutos, até ficarem bem tostados; vire-os e grelhe por mais 2 minutos, até que o outro lado também esteja bem tostado. (Neste momento, o centro do bife ainda deverá estar cru). Transfira para uma tábua de corte e reserve por 5 minutos. Na frigideira, derreta a manteiga sem queimar e coloque os filés por 2 minutos cada lado. Retire, regue com a manteiga e reserve por 2 minutos.



Volte os filés para grelha, pré-aquecida a 290ºC por mais 1 minuto cada lado, acrescente o suco de laranja e sirva em seguida.


Ingredientes para o Pacottini de Arroz

+ 3 ovos

+ 300g de farinha de trigo

+ Sal marinho a gosto

+ Azeite extra virgem

+ Pimenta do Reino preta moída a gosto

+ Óleo de Soja para fritar



Ingredientes para o recheio

+ 100g de arroz cozido

+ Pimenta do Reino a gosto

+ Sal a gosto

+ Azeite extra virgem

+ 30g de farinha de trigo

+ 3 dentes de alho finamente picados

+ Folhas de hortelã fresca


Modo de Preparo da massa

Numa tigela grande, coloque a farinha, abra uma covinha no centro e depois acrescente os ovos e o sal.



Misture tudo e trabalhe a massa com as mãos até que fique lisa e não grude nas mãos. Se necessário acrescente mais farinha.


Abra a massa com auxilio de um rolo deixando-a com a espessura de 1 milímetro. Corte a massa em pequenos quadrados de 3,5cm por 3,5cm.


Faça pequenas bolinhas com o arroz, amassando e modelando com as mãos como se fossem brigadeiros.


Coloque o recheio bem no centro do quadradinho de massa. Para fechar e dar o formato é só unir as pontas bem no centro como se fosse um pacotinho ou ninho de Páscoa. Com os dedos, feche as laterais para que o recheio não escape durante o cozimento.



Dica: se a massa secar e você não conseguir fechar as laterais, basta umedecer o dedo com um pouco de água e passar pelas bordas do quadrado antes de fechar.

Com a massa pronta, é só levar para cozinhar em bastante água fervente numa panela bem grande com um fio de azeite extra virgem por apenas 1 minuto.